Chapada Diamantina: Lençóis, Vale do Capão, Palmeiras e Iraquara

 A Chapada Diamantina é o principal destino de trekking na Bahia. São muitas grutas, cachoeiras, platôs, serras e vales com paisagens espetaculares.

Poço do Diabo - Lençóis - BA

A Chapada Diamantina é um dos destinos preferidos dos adeptos do trekking no Brasil. São muitas grutas, cachoeiras, platôs, serras e vales com paisagens de encher os olhos a 400 km de Salvador.

Neste post iremos mostrar as atrações da parte Norte da Chapada Diamantina, nas cidades de Lençóis, Palmeiras, Iraquara e o Vale do Capão, onde visitamos, mas também listar atrações da parte Sul e informações gerais.

Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina

 A Chapada Diamantina é imensa de aproximadamente 50x150km, e conta com uma grande quantidade de trilhas que podem ser feitas, com ou sem guia. Uma das melhores é a do Vale do Pati, com duração de 5 dias, mas há também atrações com trilhas curtas e fáceis.

A Chapada Diamantina é enorme e as atrações espalhadas entre as cidades erguidas na época da extração de diamante. Entre elas: Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Igatú, Andaraí, Mucugê e Caeté-Açú.

A mais estruturada é bem conservada é Lençóis, mas alguns passeios são distantes e convém pernoitar também nas outras cidades e povoados. O ideal é estar de carro ou contratar passeios com agência.

A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada na parte central do estado da Bahia, protegida na categoria de parque nacional.

No alto das montanhas da Chapada nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Esses córregos e rios descem das montanhas e despencam em inúmeras cachoeiras em estilos variados.

Cachoeira do Mixila

Chapada Diamantina - Cachoeira Mixila - Lençóis
Cachoeira Mixila – Lençóis – Foto: – Açony Santos / Guia da Chapada

Atrações: Cachoeira de 80 metros de altura situada em belo cânion esverdeado com diversos poços para banho. Na mesma trilha, é possível conhecer a Cachoeira do Capivari e a do Poção.
Localização: Distância de 10 km de carro da cidade + trilha de 12 km até a cachoeira (somente ida).

Quando ir à Chapada Diamantina: melhor época

A Chapada Diamantina é um destino para ser visitado durante o ano todo, porém há épocas melhores para cada tipo de atividade e também a questão da alta e baixa temporada.

Assim como em Bonito MS, o clima na Chapada Diamantina se divide basicamente em duas estações: Temporada de chuvas (de novembro a abril) e temporada seca (de maio a setembro).

Clima na Chapada Diamantina

 

Temporada de chuvas na Chapada Diamantina: de novembro a abril

É o verão na Chapada Diamantina, quando a temperatura aumenta junto com as chuvas, mas nada tão significativo. Os passeios acontecem normalmente, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes.

  • Vantagem – As cachoeiras ficam mais caudalosas e bonitas e a temperatura da água mais agradável. A vegetação fica mais verde e bonita.
  • Desvantagem – As trilhas ficam mais escorregadias e perigosas em alguns trechos e há riscos de trombas d’água.
  • Temperaturas nessa época – Ficam entre mínimas de 20°C e máximas de 30°C.
  • Índices de chuvas nessa época – Em torno de 100mm mensais entre novembro e janeiro e 70mm entre fevereiro e abril.

 

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Festival de Inverno da Cidade de Morro do Chapéu promete agitar a Chapada Diamantina nos próximos dias!

Dicas de 4 lugares para visitar na Chapada Diamantina